Morre aos 105 anos, Dona Canô

itaberabaalerta | 07:45 | 0 comentários

25193_dona canôMorreu com 105 anos, na manhã desta terça (25), dia de Natal,  Dona Canô Veloso. A matriarca dos Veloso, que estava tendo assistência domiciliar, teve uma piora em seu estado de saúde e não resistiu. O velório será realizado a partir das 18h, no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.

Canô estava internada desde o dia 15 de dezembro no Hospital Rafael. A mãe de Caetano e Maria Bethânia foi internada por conta de uma isquemia cerebral transitória, um déficit neurológico causado pela redução do fluxo de sangue que chega até a região do cérebro. Na sexta (21), Canô teve alta médica e voltou para a cidade onde vive, em Santo Amaro da Purificação, Recôncavo Baiano.

Publicidade:




Canô será velada primeiro em uma cerimônia apenas para a família, em sua casa em Santo Amaro, e depois em cerimônia aberta ao público, às 17 horas, no memorial Caetano Veloso, também em Santo Amaro. Segundo informações da assessoria de imprensa de Caetano Velloso, a matriarca será enterrada às 9 horas desta quarta-feira, 26, no cemitério da cidade.

No último dia 15 de novembro, ela foi internada na Unidade Cardiovascular Intensiva do Hospital São Rafael, em Salvador, depois de sofrer um ataque isquêmico cerebral. Ela foi levada à unidade pelo filho Rodrigo Veloso, com quem mora no município de Santo Amaro, a 80 quilômetros de Salvador. Caetano e Bethânia viajaram do Rio de Janeiro à capital baiana para visitar a mãe, que nasceu e viveu todos os 105 anos na cidade do interior baiano.

Após seis dias de internação, Dona Canô recebeu alta hospitalar na última sexta-feira, 21, e passou a ser acompanhada em casa por uma equipe multidisciplinar de saúde formada por profissionais de diversas áreas. A decisão de alta foi tomada pelos filhos da matriarca, que atenderam ao pedido de dona Canô.

Dois meses antes, Canô teve uma infecção respiratória e foi internada no mesmo hospital por quatro dias. Foi novamente Rodrigo Veloso quem a acompanhou. Não houve nada grave e ela se mostrou feliz com o retorno para casa. Nas redes sociais, mensagens de paz, de carinho e de saúde foram direcionadas e compartilhadas.

Em 7 de julho de 2011, a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia também havia sido hospitalizada com dores na coluna, dores abdominais e falta de ar. Em abril deste ano, ela esteve no hospital para realizar alguns exames de rotina e um pequeno procedimento cirúrgico para a retirada de um sinal do rosto.

A matriarca da família Velloso fez 105 anos no dia 16 de setembro. O aniversário dela foi festejado com uma missa na Igreja da Purificação seguida de uma festa na casa da família em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.

Category: , ,

0 comentários