Ladrões usam pen drive e teclado para roubar banco no interior da Bahia

itaberabaalerta | 10:55 | 0 comentários

pendrivebanco

Três homens foram presos no domingo (27) depois de roubarem um caixa eletrônico do Banco do Brasil em Correntina, perto da divisa com Goiás, usando apenas um pen drive e um teclado. Os suspeitos foram detidos pela 30ª Companhia Independente de Polícia Militar depois de sacarem R$ 38.500. O crime aconteceu por volta do meio dia do domingo.





























Segundo o delegado Marcelo Calçado, as investigações indicam que há um software no pen drive usado no crime. "Eles tinham o pen drive, o teclado e um equipamento, um aparelho, para fazer a conexão. E usaram isso para poder liberar o dinheiro", explica Calçado. "A gente levantou que existe um programa no pen drive, um software, que faz a liberação do dinheiro. Então ele chega no caixa, conecta o teclado, juntamente com o pen drive, e o caixa vai liberando o dinheiro". O pen drive apreendido será periciado.

A Polícia Militar da cidade foi alertada pelo próprio banco, pois o caixa foi danificado e com isso um alarme foi acionado. "A PM chegou e ele ainda estava tirando o dinheiro. Houve uma violação, porque eles precisam tirar uma parte do visor do terminal para conectar o pen drive".

 

 

Um dos suspeitos, Fernando de Aguiar Pontes, 40 anos, fazia os saques e foi flagrado pela polícia. Para tentar evitar a prisão, Fernando ainda ofereceu todo o valor sacado aos PMs, que recusaram o suborno. Dois comparsas davam cobertura ao ladrão em um carro estacionado em frente à agência. Ao perceberem a chegada da PM, os dois fugiram em direção à BR-020.

Marcos Aurélio dos Santos Zaccaria, 31 anos, e Renato Silva de Oliveira, 23 anos, não conseguiram ir longe e foram presos na zona rural cidade, a cerca de 200 km do centro. Eles confessaram a participação no crime - segundo o delegado, em um primeiro o único que tentou negar foi o próprio Fernando, que tentou fingir que encontrou os equipamentos no banco ao chegar. "Mas a PM pegou ele em flagrante no ato", diz Calçado.

De acordo com o delegado, Fernando é carioca e os outros dois são paulistas. O trio confessou que veio para a Bahia para roubar bancos. "Eles vieram com a intenção de roubar. Acredito que antes devem ter feito algum saque no estado de Goiás, estamos investigando. O destino deles seria Salvador, supõe-se que para passar o período de Carnaval", diz.

Crime sofisticado
Segundo Calçado, essa é a primeira vez que um roubo do tipo acontece na região. "É uma modalidade nova e bem sofisticada. É a primeira vez que vejo um assalto aqui com essa tecnologia que eles utilizaram".

Além do dinheiro, que foi apreendido e será devolvido ao banco, a polícia apreendeu o material usado no furto - um teclado e um pen drive -, vários celulares e o Fiat Linea usado pelo trio. Os três presos têm passagens pela polícia no Rio e em São Paulo por estelionato e receptação, segundo informações preliminares. Eles estão detidos na 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e serão indiciados por furto qualificado.

 

Category: ,

0 comentários