ProUni oferece vagas em 87 cursos de 17 instituições em Salvador

itaberabaalerta | 02:19 | 0 comentários

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) saiu ontem, mas quem não passou não precisa ficar chorando o leite derramado. Depois de amanhã abrem as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece 144 mil bolsas em universidades particulares em todo país. Em Salvador, são 87 cursos em 17 instituições.


Estudante-universitária


As inscrições serão abertas na quinta-feira, 17, e vão até as 22h59 do dia 21, pelo horário da Bahia. Os resultados serão divulgados nos dias 24 próximo (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda chamada).


Nestas datas, os estudantes pré-selecionados deverão comparecer à respectiva instituição de ensino superior para a confirmação das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro.


Das 144 mil bolsas, 99 mil são para o financiamento integral do curso, e as outras 45 mil para parcial (50%). Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Já para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.


Professores da rede pública de educação básica estão dispensados da comprovação de renda, mas eles concorrem a bolsas para licenciatura.
enem Assim como o Sisu, o ProUni usa as notas do Enem como critério de seleção. Podem se inscrever os estudantes que fizeram o exame de 2012 e obtiveram nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Também é pré-requisito ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em particular na condição de bolsista.


No momento da inscrição, através do site do ProUni, disponível no portal do MEC, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2012 para acessar as vagas. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.


Os candidatos que obtiverem as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.


Após a divulgação dos resultados, os candidatos pré-selecionados terão um prazo, definido por cada instituição, para comparecer com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. O estudante que conseguir bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador.


Para isso, é necessário que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. No entanto, caso o candidato seja selecionado no Sisu e no ProUni, ele deverá optar por uma das vagas. Isso porque é vetado usar uma bolsa do programa e estar, simultaneamente, matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.


Nota
Desde sua criação, em 2004, até o ano passado, o ProUni já atendeu 1 milhão de estudantes. No entanto, este ano está mais difícil conseguir uma das vagas. É que, no mês passado, o Ministério da Educação (MEC) subiu a nota mínima exigida para a obtenção de bolsa do programa, que era de 400 pontos no ano passado. Além disso, em 2012, o número de vagas disponíveis era maior: 195 mil, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais.


Na Bahia foram 3.779 integrais e 3.151 parciais, totalizando 6.930 bolsas em 2012.


INSTITUIÇÕES EM SALVADOR


* Faculdade ÁREA1
* Faculdade Dom Pedro II
* Faculdade Baiana de Direito e Gestão
* Faculdade Regional da Bahia
* Faculdade São Camilo
* Faculdade Maurício de Nassau
* Instituto Baiano de Ensino Superior (Ibes)
* Instituto Salvador de Ensino e Cultura (Isec)
* Faculdade Estácio FIB
* Centro Universitário Leonardo da Vinci
* Faculdade Aiec
* Facdelta
* Unifacs
* Unijorge
* Ucsal
* Faculdade Ruy Barbosa
* Universidade de Santo Amaro

Category: ,

0 comentários