Uneb: estudantes promovem Rua do Lazer em Itaberaba

itaberabaalerta | 09:54 | 0 comentários

estud_professores_lazerUma manhã de atividades físicas, lúdicas e culturais. Assim foi o Rua do Lazer, evento realizado pelos estudantes do terceiro semestre do curso de Educação Física, oferecido pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIII da UNEB, em Itaberaba, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).


Com o objetivo de socializar os conhecimentos adquiridos no curso, foram promovidas oficinas no último dia 3 de dezembro, na Praça J. J. Seabra, no centro da cidade.


Os estudantes ensinaram a população a confeccionar brinquedos a partir de materiais reciclados, além de realizar caminhadas, ginástica, jogos e exibição de filmes e documentários.


A programação do evento contou ainda com a participação de profissionais da área de saúde, que deram orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e mediram a pressão arterial das pessoas.


“Essa foi uma oportunidade de demonstrar que o conhecimento, a cultura, o esporte e o lazer estão à nossa volta, podendo ser compartilhados de diferentes formas”, observou o professor Evaldo Nascimento, coordenador do projeto.


De acordo com a docente Virgínia Gomes, que também participou da organização do evento, a ação buscou também incentivar a reflexão dos estudantes da rede pública quanto à importância de uma formação profissional.


“Ao fomentar a integração entre artistas, estudantes, professores e a comunidade de Itaberaba e região a UNEB está construindo espaços na academia para os saberes científicos, esportivos e artísticos”, completou Virgínia.


O Parfor, conhecido também como Plataforma Freire, é gerido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias de Educação dos estados e municípios e instituições públicas de ensino superior.


O objetivo do plano é qualificar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino da educação básica.


A UNEB aderiu ao Parfor em 2009 e, atualmente, oferta pelo plano cursos de licenciatura nas áreas de artes, ciências biológicas, ciências da computação, educação física, física, geografia, história, letras, matemática, sociologia, pedagogia e química.

Category: , , ,

0 comentários