Festival de corais na chapada diamantina

itaberabaalerta | 07:26 | 0 comentários

Encerramento do evento contou com show de Armandinho Macêdo

Uma das mais belas regiões do Estado da Bahia, a Chapada Diamantina, é palco do já consagrado evento musical, Festival de Corais Vozes da Chapada, e que, este ano, em sua 4ª edição, reuniu 12 grupos de corais da Bahia e de outros Estados do Brasil. Armandinho Macêdo, ícone da música popular brasileira, abrilhantou o evento com sua participação, encerrando o festival, ocorrido entre os dias 02 e 04 de agosto.

Escolhida para abrigar o evento por sua exuberância natural, além do seu patrimônio histórico e arquitetônico, Mucugê acolheu, durante os três dias de festa, moradores do local e vizinhança, além de turistas, que curtiram e vibraram com uma intensa programação eco-cultural.

A 4ª edição do Festival de Corais homenageou o maestro Hamilton Lima (in memoriam), e exibiu concertos solenes na Câmara Municipal de Mucugê, na Igreja Matriz Santa Isabel e na Praça dos Garimpeiros. Também fez parte da programação, atividades eco-culturais no sítio ecológico do Projeto Sempre Viva, roteiros turístico-cultural com visita às atrações da cidade e vizinhança e uma passeata, com as presenças dos cantores e da Filarmônica de Mucugê.

Responsável pela direção artística do evento, o Maestro Alcides Lisboa conta que este é um sonho realizado, e agora, que já sucesso na Bahia, a próxima edição tem o objetivo de expandir o festival a coros internacionais.

O projeto se propõe a realizar, anualmente, um evento cultural que interaja com a grandeza do Parque Nacional da Chapada Diamantina. A riqueza local, com suas montanhas, cânions e belíssimas cachoeiras, além do seu patrimônio histórico e arquitetônico – estimulando baianos e turistas vivenciarem um belíssimo passeio ecológico e apreciarem boa música.

Para Ângela Pina, diretora operacional do evento, o festival, além de valorizar os talentos musicais, traz benefícios para o setor econômico de Mucugê e cidades vizinhas. “Esse Festival é muito importante porque lota os hotéis e pousadas que, normalmente nesse período de baixa estação, ficam livres. É bom para o setor hoteleiro, restaurantes e lojinhas da região”, conta.

Sobre Mucugê - Com suas cidades vizinhas – Andaraí, Igatú, Lençóis e Rio de Contas, Mucugê faz parte do complexo geológico que compõe o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um dos maiores espetáculos da natureza no Estado da Bahia.

Sobre o Festival – O projeto foi concebido em 2009, quando o professor Carlos Alberto (Diretor Técnico), percebendo que a Bahia, um dos maiores seleiros musicais do País, ainda não tinha um festival de corais. O projeto ganhou força e forma pelo trabalho em conjunto realizado pelo Maestro Alcides Lisboa (Diretor Artístico) e Ângela Pina (Diretora Operacional).

A produção do evento é de responsabilidade da Terra Verde Turismo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mucugê e Bahiatursa, e empresas patrocinadoras e tem a direção artística do Maestro Alcides Lisboa e direção técnica de Carlos Alberto Pereira.

Category: ,

0 comentários