Prefeito João Filho toma posse na Câmara Municipal de Itaberaba

itaberabaalerta | 16:30 | 0 comentários

Prefeito-de-Itaberaba-sua-vice-e-o-presidente-da-CâmaraO prefeito João Filho, reeleito com 21.988 mil (76,11%) votos dos eleitores itaberabenses, foi emposssado na manhã desta terça-feira (dia 1) na Câmara Municipal de Itaberaba. Também assinaram o termo de posse a vice-prefeita Maria José e os 15 novos vereadores.

Na ocasião, também foi eleita a mesa diretora da Câmara para o biênio 2013/2014. O novo presidente será Zenildo Aragão “Paraná”, tendo como vice o vereador Evanilton Oliveira “Peba” e como primeiro e segundo secretários os vereadores Alinaldo Bastos e José Francisco Almeida Leal. A chapa única foi aprovada com 12 votos favoráveis, 2 contrários, e uma abstenção.

Ao ser empossado, o prefeito reeleito João Filho saudou os vereadores e a população presente no evento. “Aos representantes legítimos do povo de Itaberaba, nossos vereadores, fica a garantia de uma relação respeitosa da autonomia do Legislativo Municipal, de fundamental importância para os desafios a serem enfrentados. À população de Itaberaba, conclamo para que cuidem, respeitem e valorizem o patrimônio público, buscando envolver-se de forma harmoniosa com os poderes públicos nas soluções dos problemas”.

Em seguida, disse: “Ao assumir este novo mandato de prefeito, assumo também o compromisso de fazer tudo o que estiver ao meu alcance para tornar o município ainda melhor no próximo quadriênio. Prometo lutar para a realização do sonho dos itaberabenses, que querem uma cidade mais justa, mais limpa, mais saudável, mais desenvolvida, enfim, renovada”.

Prefeito de todos - E continuou: “Tomo posse para ser o prefeito de todos, com a consciência de que o muito que realizamos até agora é a garantia de que dispomos das ferramentas para realizar ainda mais. Este será um tempo de união. Serei o Prefeito não apenas dos que votaram em mim e em Maria. Serei o Prefeito de todos os itaberabenses. Os grandes desafios que este município tem pela frente exigem transparência, espírito público e capacidade de unir a sociedade para a promoção da mudança”.

Metas da nova gestão – “Nesta nova gestão, vamos buscar o fortalecimento do trabalho integrado, cuidando dos mais carentes, das crianças e jovens, das mulheres, dos idosos, principalmente na área do Social, da Educação, Saúde e Cidadania, contendo cautelarmente os gastos dentro dos órgãos. Nessa proposta, a inovação priorizará a valorização das pessoas. E nesse sentido será dada especial atenção ao servidor público, que é, justamente, quem nos ajuda a conduzir a Gestão Municipal”, afirmou o prefeito.

Inovação e foco no cidadão - De acordo com ele, a direção e prioridades deste segundo mandato serão no rumo dos bairros, nas comunidades, enfim, continuar em contato com o povo. “Assentaremos nossa ação sob os mesmos pilares de moralidade e eficiência no trato com o dinheiro público. Temos o mesmo plano de governo, revigorado agora pelos novos desafios que se colocam, depois de tantos que vencemos. Temos, praticamente, a mesma equipe de governo, revigorada pela chegada de novos apoios e colaboradores, para trabalhar com os mesmos parâmetros e prioridades. Aproveito este momento para determinar a todos os membros do governo, aqui reunidos, uma primeira diretriz que deve marcar esta administração: Inovação, Economicidade, e Foco no Cidadão”, resumiu João Filho.

Plano de desenvolvimento - Segundo João Filho, Itaberaba não pode mais viver de surtos, saltos e mudanças de critérios. “Por isso, nossa grande meta em comum deve ser dotar essa cidade de um plano de desenvolvimento moderno, sustentável e justo”, exemplificou.

Ele afirmou que o primeiro mandato foi marcado por reformas profundas, pois Itaberaba encontrava-se desestruturada, e a inadimplência “estrangulava” o Município. “Os investimentos em projetos não existiam, devido ao descrédito em que a Prefeitura Municipal se encontrava. Nos meus três anos e seis meses de governo, consegui mudar esse cenário negativo e fortalecer algo que estava há muito tempo apagado: a identidade dos itaberabenses. Isso ocorreu com a implementação de políticas públicas e com forte vontade política em ver Itaberaba renovada”, declarou João Filho.

Participação popular – Segundo ele, os primeiros dois anos da sua administração foram marcados por muitas obras de infraestrutura espalhadas por todo o Município. “Contudo, o principal trunfo de nossa gestão é a participação popular, que se deu por meio da realização dos 63 Gabinetes Itinerantes, importante instrumento que permitiu a definição de políticas públicas centradas no debate e na participação das comunidades nos processos deliberativos, tanto na cidade, quanto na zona rural”, afirmou o prefeito.

Investimentos prioritários - Ele destacou que nos exercícios de 2010 a 2012 foram alocados na cidade muitos milhões em investimentos nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Esporte, Cultura, Patrimonial, e em Ação Social.

Citou como exemplos, a pavimentação asfáltica do centro da cidade, os 100 mil metros de calçamento em bairros, e a reforma e construção de praças, quadras de esporte, 1.850 casas populares, os vários projetos de inclusão social de jovem, crianças, idosos.

A volta da saúde, que não existia, com a abertura do HGI, construção do Centro Médico Especializado (CME), novos Postos de Saúde, e do CIS. “No conjunto, as ações do primeiro mandato resgataram nossa Itaberaba à condição de Cidade Pólo da região”, destacou.

Segundo o prefeito, no setor rural, foram perfurados poços artesianos, adquiridas duas patrulhas mecanizadas, e uma patrol para beneficiamento das estradas, fato que facilita o escoamento da produção de abacaxi e o transporte escolar, sem falar no abastecimento regular da água.

“Aqui, na administração municipal, vamos manter a mesma essência, a mesma inédita integração com os governos Federal e Estadual com que trabalhamos nestes últimos anos. Desta parceria, já temos para o novo pleito emendas que beneficiarão todo o Município como: construção de praças, pavimentação de novos bairros, mais casas, construção do IFET (obra já licitada que terá início logo no início deste ano), além do frigorífico”, salientou.

Novas inaugurações - E prosseguiu dizendo que nesse mesmo sentido estarão sendo concluídas obras de continuidade do governo, como a Avenida Rui Barbosa, Praça do Rosário, Praça do PEC, Praça Paraíso, Praça João de Helena, UPA 24h, entrega de todos os Postos de Saúde da Família (PSF) reformados, quadra poliesportiva com grama sintética, a pavimentação dos bairros Pé do Monte, Concic, Cruzeiro, São João, Costa e Silva, Alto da Bela Vista, Francisco Gil, Lauro Farani e Rio de Janeiro, além do Projeto FINHS nos bairros RM, Açude Novo e Irmã Dulce.Prefeito-de-Itaberaba-sua-vice-e-o-presidente-da-Câmara

Category: , , , , , , , , , ,

0 comentários